Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Final feliz em impasse sobre revitalização da Rua Teresa

Data: 15/03/2012

 

A proposta, agora, é que apenas os fios de baixa tensão sejam aterrados, reduzindo o período de intervenções. / Suellen de Oliveira

Chega ao fim o impasse envolvendo a Prefeitura de Petrópolis e empresários da Rua Teresa sobre o projeto de revitalização da rua. Ao que tudo indica, a obra de reurbanização deve acontecer ainda no segundo semestre deste ano. Alguns pontos ainda precisam ser avaliados e confirmados pelos governos municipal e estadual, mas a reunião realizada no gabinete do prefeito Paulo Mustrangi na última terça-feira, dia 13, entre os representantes da Associação da Rua Teresa (Arte), integrantes da Secretaria de Obras do Governo de Estado e os representantes do governo municipal, Charles Rossi (Secretaria de Governo), Henrique Ahrends (Secretaria de Planejamento), e Aníbal Duarte (Fundação de Cultura e Turismo) resultou em um avanço nas negociações.

Os principais pontos debatidos e que dificultavam o acordo entre as partes eram: garantia da inclusão da Rua Aureliano Coutinho no projeto; a garantia das vagas que seriam perdidas com as obras; o estacionamento, principalmente com vagas especiais para os ônibus de excursão, e o não cabeamento de média tensão, apenas cabeamento de baixa tensão, o que reduziria substancialmente o tempo e a complexidade da obra. De acordo com o presidente da Associação da Rua Teresa (Arte), a reunião foi importante porque esclareceu os pontos mais preocupantes dos empresários com relação à obra. “Essa reunião foi realmente muito importante, pois houve um entendimento entre o governo municipal e o estadual sobre as nossas preocupações quanto à obra. Nós apresentamos os pontos mais delicados e eles se prontificaram a dar as melhores soluções. Estamos chegando a um acordo final, o que trará um grande avanço para a Rua Teresa”, adiantou Eduardo Dias, presidente da Arte.

Segundo o subsecretário estadual de Urbanismo, Vicente Loureiro, estão previstos R$ 12 milhões para a execução da obra e o Município tem até julho para fazer os acertos finais, período em que o governo do estado receberá outro lote de empréstimo. O subsecretário revelou ainda que enviará um pedido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a liberação das obras da Rua Aureliano Coutinho, que não constavam no projeto inicial. “Tanto os empresários da Rua Teresa quanto os representantes do governo municipal podem ficar tranquilos pois a Aureliano Coutinho também fará parte do projeto de revitalização. Nós vamos autorizar a empresa para fazer o projeto da rua e já iremos negociar com o banco o envio da nova verba. Como a obra será feita por partes, não haverá problemas na finalização”, explicou Vicente Loureiro.

Os governos municipal e estadual vão apresentar um projeto sobre a criação do estacionamento, na próxima reunião, dia 26 de março. Com a revitalização, a Rua Teresa perderia as vagas de estacionamento, então serão apresentadas propostas com alternativas para equacionar a perda de vagas, mas a criação de um estacionamento não está incluída no pacote de verbas disponíveis para a obra de revitalização. Mas Charles Rossi, secretário de Governo, revelou que o município irá custear as obras do estacionamento. “Essa questão do estacionamento é um ponto que precisamos analisar com cuidado, pois não sabemos se vamos desapropriar alguma coisa. Estamos analisando terrenos, fábricas e locais que comportem um estacionamento amplo. O estacionamento não está incluso no projeto de revitalização, mas o Município irá custear essa obra”, informou o secretário.

Um dos pontos mais preocupantes da obra seria sobre o não cabeamento de média tensão, apenas cabeamento de baixa tensão, o que poderia reduzir o tempo da obra. Mas o ário estadual de Urbanismo, Vicente Loureiro, alertou que isso só será possível com uma análise da Ampla, concessionária responsável pelo serviço no Município. “Nós vamos nos reunir com representantes da Ampla nesta semana para ver como vai ser a entubação dos fios. Nós compreendemos o receio dos empresários, mas precisamos de uma avaliação das condições da fiação da Rua Teresa. Sabemos que há um projeto de afastamento dos postes, cabeamento apenas dos fios de baixa tensão, mas isso tudo só será liberado com a autorização da concessionária”, explicou Vicente Loureiro.

Visando aumentar a divulgação da Rua Teresa e consequentemente atrair compradores durante um período importante de vendas, durante todo o período de obras haverá campanhas publicitárias para divulgar a Rua Teresa, fato comemorado pelos empresários da Rua Teresa, segundo o presidente da Arte, Eduardo Dias. “Nós teremos uma campanha com o foco que a “Rua Teresa está mudando de roupa para melhor atendê-los”, com grande divulgação da rua do início ao fim das obras custeadas pela Prefeitura. Isso será importante para manter e trazer mais compradores para a cidade”, finalizou.

SUELLEN DE OLIVEIRA

    REDAÇÃO TRIBUNA




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS