Petrópolis, 21 de Novembro de 2018.
Matérias >> INK: Instituto Koeler
   
  Curso de Arquitetura da UCP promove palestras sobre o Plano Koeler e o Plano Diretor Municipal de Petrópolis

Data: 16/05/2014

 

Curso de Arquitetura da UCP promove palestras sobre o Plano Koeler e o Plano Diretor Municipal de Petrópolis

Diário de PetrópolisSexta-feira, 16 de maio de 2014 

 

O curso de Arquitetura da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) realizou durante a noite da última terça-feira, 14, uma palestra com o Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp, membro do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP). A palestra abordou o ‘Plano Koeler’, criado para o planejamento urbano de Petrópolis. “Se não soubermos como Petrópolis começou, não vamos poder olhar a cidade para resolver os problemas de hoje”, introduziu.

 

A palestra integra e essência do curso de Arquitetura na Instituição. “Desde o início observei a importância de aproximar os alunos e a realidade da cidade, ou seja, o curso de Arquitetura que temos na UCP está inserido em um cenário maravilhoso, que é Petrópolis, e por isso vamos estudar a arquitetura a partir desse campo. Avaliando a topografia, as características sociais e outros fatores específicos do município. Esse é um enorme diferencial que a UCP oferece e que, com certeza, vai gerar ótimos frutos para a cidade como um todo”, destacou o coordenador do curso, Douglas Gonçalves.

 

De acordo com o palestrante, Petrópolis possui várias características singulares relativas à época de planejamento. Além de ser considerada por muitos como a primeira cidade planejada do Brasil, fato este que Arthur considera inquestionável, é um município muito bem aparelhado em relação à documentação. Sobre Koeler, ele destaca que o engenheiro possuía origem e formação específicas para torná-lo o homem certo para a empreitada. “Assim ele criou uma mentalidade adornada de princípios, estes que, mais tarde, dariam origem ao que hoje chamamos de Urbanismo”, destacou.

 

No dia 20 deste mês a Arquitetura da UCP realizará outra palestra. O tema “Plano Diretor Municipal de Petrópolis” será abordado pelo vereador Thiago Damaceno. O evento é gratuito e aberto ao público e ocorre às 19h, no auditório 2 do campus Barão do Amazonas (Relógio das Flores), localizado na Rua Barão do Amazonas, 124, no Centro da Cidade. 




 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE  
DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS