Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Petrópolis e as Chuvas >> Vale do Cuiabá
   
  Comissão que apura obras no Vale do Cuiabá se reúne

Data: 12/02/2014

Comissão que apura obras no Vale do Cuiabá se reúne

Estiveram presentes vereadores e representantes do Ministério Público, Águas do Imperador e Inea, além de uma engenheira civil

 

A Comissão Especial das Chuvas da Câmara Municipal para acompanhar as condições das moradias no Vale do Cuiabá, depois da tragédia de 2011, realizou reunião nesta semana, com a presença de técnicos.  Estavam presentes o vereador Silmar Fortes (PMDB), André Carvalho e Maria Inês Carvalho, Frente Pró-Petrópolis, Zilda Beck, Ministério Público do Rio de Janeiro, Edison de Sá Rodrigues, Águas do Imperador, Andreza Silva e Claudio da Cunha Bastos, Cobrape, Walter Martins Câmara Junior, Inea, e Rafaela Facchetti, engenheira civil.

Houve uma apresentação de slides mostrando como estavam as casas construídas depois da tragédia.  Rafaela Facchetti mostrou que pedras já estavam desmoronando dentro do rio, além de um número grande de cascalhos que se encontravam entre pedras maiores, e que o assoreamento aumentou com apenas uma chuva pequena. 

O representante do Inea informou que aquele desmoronamento das pedras era normal e já havia sido previsto na construção. E que o assoreamento era provisório e que o próprio Walter Martins Junior já havia solicitado que fosse feito um reforço. Já o vereador Silmar Fortes afirmou que a grande preocupação é a segurança. “Pedimos o contrato da obra para saber se é normal que aquelas pedras continuem a cair, principalmente, porque ainda não tivemos nenhuma chuva forte na região”. 

A habitação foi outro ponto discutido, pois o município já havia pedido os terrenos e eles ainda não haviam sido repassados. Além disso, antigamente tinham três maneiras para as pessoas que perdem suas casas serem ressarcidas e hoje só existe o  Minha Casa, Minha Vida. A próxima reunião foi marcada para o dia 18 de março para continuar averiguando as condições da região. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS