Petrópolis, 21 de Novembro de 2018.
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  FPP: PAUTA da reunião prevista para 06.FEVEREIRO.2018: 09:00-12:00h

Data: 30/01/2018

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP

PAUTA da reunião de terça-feira, 06.Fevereiro.2018, das 09:00 às 12:00 horas

FIRJAN – Av. D. Pedro I. 275 – 25610-020 – Petrópolis – R.J. – Tel.: 2242.3865

Contatos: phiguedon@gmail.com / dadosmunicipais@gmail.com

           

CLIQUE DADOSMUNICIPAIS E VISITE NOSSO ESFORÇO COMUNITÁRIO

 

I – PRESENÇAS REGISTRADAS E DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES

 

01 - Ausências justificadas:

 

02 – Presenças:

 

03 - Calendário das próximas reuniões da FPP na FIRJAN, 1ª terça do mês, das 09 às 12 horas

Fev 2018 - 06

Mar - 06

Abr – 03

 

04 – Calendário de reuniões dos Conselhos Diretor e Fiscal do IPGPar: será apresentado pela Diretoria do IPGPar na réu nião.

 

05 – Lista de destinatários, nesta data, para conhecimento e sugestões de acréscimo ou outras.

2016raraujo@gmail.com; achugueney@gmail.comagendabispo@gmail.com; alessandrogil@gmail.com; andreines3@gmail.com; antonio.pastori53@gmail.comarte@rteresa.com.br; becker.inea@gmail.com; brunodonascimento@lionsitaipava.org.brcarlacoelho03@comunicacaolivre.com.br; carlosalvaraes@ig.com.br; carlosecpereira@gapaitaipava.com.br; ca-salgueiro@hotmail.com; celiadazevedo@gmail.com; centroamorosolima@yahoo.com.br; chefia.gabinete@hugoleal.net.br; cmatta@firjan.org.br; cleveland.mjones@gmail.com; dadosmunicipais@gmail.com; dbittencourt@firjan.org.brdouglasprado@e-tribuna.com.bredsoncunha@diariodepetropolis.com.br; edisontadeudias@yahoo.com.br; fabio@klavier.com.br; farjalla.ramiro@gmail.com; fernando.fortes@uol.com.br; fog@fmpfase.edu.br;    fob@e-tribuna.com.br; fsantorobr@gmail.com; fucachaves@gmail.com; fvarellag@gmail.com; gabriela@netpetropolis.com.br; gepaivacostafilho@gmail.com; gildajorge7@gmail.com; h.ahrends@gmail.com; herzog.edson@gmail.com; hfadini@globo.com; ie.institutoemanuel@gmail.com; jbotton@gmail.comjklemperer1941@gmail.com; jornalismotvc16@gmail.com; josemario@oficinamunicipal.org.brjosequintella@hotmail.com; josiliafassbender@gmail.com; lucas_calzolari@conectacoworking.com.br; lucas_calzolari@hotmail.com;    lvinhaes@terra.com.br; manoelribeiro@uol.com.brmarcelo.carius@neki-it.com.br; marcia@lionsitaipava.org.br; marcia_lacerda@oi.com.br; marcobenedito@uol.com.br; marcusdealmeidalima@gmail.com; marcuslima.inea@gmail.com; marceloremigio@yahoo.com.br; mc_melo_@hotmail.com; mfiorini@live.com; michel.guedon56@orange.fr; mpavelka11@gmail.com; nacional73@yahoo.com.br; nf.vilardo@uol.com.br; osmar@solidum.com.brpastoradilsonluiz@hotmail.com; pastorhamiltonsoares@gmail.com; peralta@compuland.com.br; perydecanti@gmail.com; petropolis@oabrj.org.br; phiguedon@gmail.com; philippe_guedon@hotmail.com; pr.afbs@gmail.com; presidente@ipplap.com.br; rrochapassos@gmail.com; rogeriolimatosta@gmail.com ; rolfdieringer@uol.com.br; rr.petropolis@firjan.org.br; rrochapassos@hotmail.com; secretaria@osbrasil.org.br; sicomercio.petropolis2011@gmail.com; silmardasaude@gmail.com; silviaguedon@hotmail.com; soniamaramba@oi.com.br; stivestuario@hotmail.com; suchel@uol.com.br; sylviocbq@gmail.com; therezalobo@riocomovamos.org.br; theopratique@yahoo.com.br; tiago.ferreira@neki-it.com.br; tobler@globo.com; udam.2011@yahoo.com.br ; verleuni@hotmail.com; yaravalverde@gmail.com

(total acima: 91 endereços, média de 10 presenças)

      

NOSSO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO INDEPENDENTE COMPREENDE A FPP, O DADOSMUNICIPAIS, O BRADO E O IPGPar. E VAI GERAR O OBSERVATÓRIO SOCIAL OSPetro E O INK SOCIEDADE CIVIL. PARTICIPE E USE.

 

II – PROGRAMAS E ORÇAMENTOS DO 1º SEMESTRE 2.018

 

01 – IPGPar

Informações a cargo do Conselho Diretor do IPGPar. Ora sem resultados no Googlômetro em 23.01.18.

 

02 – DADOSMUNICIPAIS

Informações a cargo de Renato Araújo, ou de quem este designar. 59.500 resultados no googlômetro em 23.01.18.

Para efeito de comparações que não pretendem ser mais do que um indicador entre muitos mais, citamos outros resultados no googlômero na mesma data: FPP, 3.950.000 resultados (‘!); OSB, 4.130.000 resultados; IPPLAP, 12.900 resultados; PMP 482.000 resultados; CMP, 403.000 resultados; NovAmosdanta, 1450 resultados; Tribuna de Petrópolis, 105 000 resultados; Diário de Petrópolis, 543 000 resultados; FUNSOL, 112 000 resultados; PHS, 36 200 000 resultados; Netpetropolis, 36 200; A Voz de Petrópolis, 407 000. A FPP sai muito bem no retrato, e bate nos 4,1 milhões quando incorpora o BRADO (abaixo e o Dadosmunicipais).

 

03 – O BRADO.

O boletim já circula há quatro anos – é verdade que com crescentes dificuldades na lista de endereços, exigindo alguma solução na expedição, como alertado por Renato, que faz o favor de executá-la. O Boletim foi redigido até agora por Philippe, que responde por estas notas. A fórmula alcança, no “googlômetro”, apuração em 23.01.18, 94.400 “resultados” ou citações. Considerando que o Boletim, neste momento, depende da militância de duas pessoas, às quais Jonny se junta para a revisão dos textos, sugiro mantermos o esforço até o final do 1º semestre, mas buscarmos um ou dois “apoios culturais” cujo montante será destinado ao IPGPar (caixa geral). Proponho a busca por dois apoios que disporão de um rodapé na primeira e na última páginas, nos valores mensais de R$ 150,00 e R$ 100,00, acordo vigente até junho. Haverá que ser previsto novo redator e um sistema de expedição profissionalizado.

 

04 – OSPetro

O IPGPar tendo-se encarregado da convocação de sua Assembléía de Constituição, pedimos que o seu Conselho Diretor traga à Reunião da FPP os dados que couberem.

 

05 – FPP

Pensando dispor de mais dados que outros Companheiros, e já tendo inscrito acima a relação dos destinatários de nossas pautas e atas,  formulo as sugestões que me parecem mais apropriadas. A FPP é uma ferramenta respeitada e as nossas pautas e atas, que parecem desaparecer no éter, em verdade deixam um lastro ponderável. Já sugerimos um Regimento Interno.

Programa. As reuniões mensais (1ª terça feira de cada mês, das 09 às 12, na FIRJAN) exercerão o papel de conselho mais amplo para qualquer pauta que os mentores do IPGPar, Dados, BRADO ou outra iniciativa queiram propor; parece-nos que o total de 50 membros seja adequado, na medida em que incorporarmos o Plano Estratégico como espinha dorsal da Frente. Devemos buscar participantes que se interessem por debater as nossas pautas,  de preferência a destinatários de pautas e atas que não freqüentam as reuniões. Este colégio de 50 membros, convidados pelos participantes mais assíduos, poderia exercer o papel de Secretariado municipal paralelo, ou shadow cabinet, com o fito de enraizar a FPP no seio da população através de reflexões sobre o Plano Estratégico, usando para tal de nosso site (Dados? IPGPar? Fusão dos dois?). O primeiro trabalho seria a divulgação da LOA, traduzida por valores e percentuais relativos de cada Unidade Orçamentária básica, solicitando o modo de pensar de cada cidadão (ou grupo de) sobre a repartição das verbas. Intuito: abrir o diálogo com a população e ver como as pessoas pensam o nosso Orçamento. A sugestão segue ao pé desta pauta. No mais, a “Carta Aberta” publicada na ata de 16 01 retrata o que pensamos fazer no seio da FPP.

Orçamento da FPP. Cada integrante da FPP seria convidado a contribuir com R$ 10,00 por mês, a depositar ou transferir para a conta do IPGPar, cada um recebendo uma senha a ser expressa em centavos acrescidos ao depósito ou transferência. “32” seria o integrante XYZ, que pagaria R$ 10,32 todo mês, e o Tesoureiro do IPGPar poderia, a qualquer tempo, saber quais os pontuais e os atrasados. Uma receita de até R$ 500,00 por mês, paga por mês, semestre ou ano (adiantado) por cada integrante seria um apoio significativo nesta nossa arrecadação de real em real. É justo que aqueles que dão seu tempo e seus conhecimentos paguem? Não, mas trata-se de viabilizar o trabalho, não de praticar justiça lá onde os impostos e taxas somem sem beneficiar o povo. E o trabalho desenvolvido seria útil e nos permitiria, com a ajuda de todos, uma reinserção na Comunidade, chave de qualquer ação futura nossa. Como a nossa divulgação será feita por site nosso e por pautas e atas também, e as respostas usarão o nosso portal ou site, podemos dizer que o custo será parcela da despesa geral do IPGPar. Penso que a relação custo/benefício seria favorável.

PENSAMOS NOS DIRIGIR A TODOS OS DESTINATÁRIOS DAS PAUTAS E ATAS DA FPP, SOLICITANDO A CONTRIBUIÇÃO MENSAL DE r$ 10,00 (COM EXCEÇÃO DOS QUE JÁ COLABORAM FINANCEIRAMENTE COM O MOVIMENTO).  FICAREMOS GRATOS SE AQUELES QUE NÃO DESEJAREM CONTRIBUIR, MAS TIVEREM INTERESSE EM PERMANECER COMO MEMBROS DA FPP NOS INFORMEM DESTA VONTADE, QUE RESPEITAREMOS. EM CASO DE SILÊNCIO, INTERPRETAREMOS COIMO DESINTERESSE PELOS NOSSOS TRABALHOS. OBRIGADO.

 

MODELO DE CARTA A SER PUBLICADO NO SITE, CAPEANDO A PESQUISA COM A QUAL TENTAREMOS PRESENÇA NO MEIO DA POPULAÇÃO

 

Prezado Petropolitano/a,

 

Nunca lhe foi pedida a sua opinião sobre as verbas alocadas a tal ou qual Secretaria, Instituto ou Companhia de Economia Mista do Governo Municipal. Mas a Frente Pró-Petrópolis pede a sua PARTICIPAÇÃO para dizer como desejaria que fosse o Orçamento municipal; vamos começar a refletir, entre cidadãos e cidadãs, para onde queremos caminhar.

Logo a seguir, encontrarão o quadro de despesas do Orçamento oficial de 2018. Antes de avançarmos mais nos raciocínios, perguntamos a VOCÊ:

- ONDE colocaria mais verba e quanto?

- DE ONDE tiraria este valor (de uma ou mais fontes)?

Usando dos dados do Orçamento oficial, e de TODAS as respostas recebidas, começaremos a elaborar, e a publicar, o Orçamento tal como o POVO desejaria que fosse elaborado. E muito mais poderemos ir fazendo, sem que ninguém nos diga como devemos pensar.

 Podem mexer à vontade, não há regras nem limites, senão a obrigação de sempre informar de onde tirar a soma que deseja acrescentar em outra parte.

(Detalhar o mecanismo da resposta).

 

Este pedido será o primeiro passo de nosso Plano Estratégico.

 

Vamos ao Orçamento oficial para 2018:

DESPESAS POR UNIDADES E ÓRGÃOS (pág.10 da LOA)

 

                                                                                  Órgão

 

01 – Câmara Municipal             (CAM)                           31.305.435,00 – 03,09%

10 – Gabinete do Prefeito (GAP)                         11.740.196,00 – 01.06

11 – Procuradoria Geral (PRG)                            1.668.535,00 – 00,16  

12 – Controladoria Geral do Munic. (CGM)                    1.017.750,00 – 00,10              

13 – Coord. de Planjto. e Gestão Estrat.(CPG)              4.080.950,00 – 00,40                   

14 – Sec. de Administração e RH (SAD-RH)              22.742.900,00 – 02,24                   

15 – Secretaria de Fazenda (SEF)                                 60.113.730,00 – 05,93        

16 – Secretaria de Educação (SED)                            250.750.000,00 – 24,75                                          17 – Sec. de Dsenv. Econômico (SDE)                        3.575.430,00 – 00,35

18 – Sec. de Saúde (SSA)                                  329.484.000,00 – 32,52

19 – Sec. Obras, Hab. E Reg. Fund (SOHR)                19.786.747,00 – 01,95

20 – Sec. Assist. Social (SAS)                                          17.807.730,00 – 01,76

21 – Sec Serv., Seg. e Obras Pub (SSP)          114.927.676,00 – 11,34

23 – Sec. de Meio Ambiente (SMA)                                    2.991.240,00 – 00,30

24 –  Inst. Mun. de Cultura e Esp. (IMCE)                       8.027.101,00 – 00,79

25 – Secretaria de Turismo (Turispetro)              5.898.150,00 – 00,58

26 – Se. De Def. Civil e Ações Volunt. (SDV)                  3.356.230,00 – 00,34

31 – INPAS                                                            121.975.000,00 – 12,04

99 – Reserva de Contingência RPPS                              2.000.000,00 – 00,20            

 

TOTAL                                                                            1.013.248.700,00          (1.013.278.900) –

                                                                                                            100,00%

 

Comentário 1: Constato pequenas diferenças, irrelevante para nossas reflexões)

Comentário 2: Queiram considerar, em acréscimo, R$ 15.815.630 do Orçamernto da CPTRans e R$ 48.670.900 da COMDEP, boa parte dos quais é subsidiada pelo Orçamento da PMP. Sugiro consideramos esses dois valores em acréscimo ao Orçamento da PMP. Em percentuais, mais 01,56% do Orçamento para a CPTrans e 4,80% para a COMDEP, total de 06,36% em suplemento.

 

Comentário 3: o IBGE recomenda, para Município de nosso porte, que a ordem de grandeza dos RH observe o patamar de 2,5% (7.500). Desconsiderando o elevado número de serviços terceirizados (coleta de lixo, saneamento básico, UPAs, SEHAC, outros), o Sr. Prefeito citou na Imprensa (Tribuna, em janeiro 2018) o total de 12.000 “servidores” (penso que incluiu celetistas, estagiários e outras categorias). Estaríamos assim, computados os inativos – como deve ser – cerca de 4.500 cargos acima da recomendação do IBGE. A ser exato, o problema de Petrópolis não tem solução enquanto não for resolvido o enorme excesso das folhas.




 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE  
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