Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Vale do Cuiabá
   
  Cuiabá: reivindicações serão listadas na internet

Data: 19/01/2012
As reivindicações dos moradores das regiões atingidas pelo temporal de janeiro de 2011 e as ações realizadas pelo poder público estarão a partir de fevereiro disponíveis no portal Dadosmunicipais. A iniciativa surgiu após a exposição Luzes e Sombras, promovida pela Frente Pró-Petrópolis (que reúne 47 entidades da sociedade civil), lembrando um ano da tragédia.

Segundo o presidente executivo da entidade, Phillipe Guedon, o objetivo é tornar públicos os pedidos dos moradores e o que vem sendo feito pelos governos federal, estadual e municipal. “A nossa intenção é acompanhar o progresso – ou não – da situação das áreas atingidas. Ver o que já foi feito e o que ainda deve ser realizado”, ressaltou.

Durante o evento Luzes e Sombras, além da exposição de fotos e imagens sobre a tragédia, os moradores das áreas atingidas apresentaram uma lista de reclamações, entre elas a demora na construção das moradias, o baixo valor das indenizações pagas pelo governo do estado pelas casas que foram incluídas na área de exclusão e a demora para a recuperação das pontes destruídas pela enxurrada. “As imagens revelam que em muitos locais nada foi feito. O cenário é praticamente o mesmo da noite da tragédia, por isso a divulgação no portal Dadomunicipais será importante. Todos vão poder acompanhar o que está sendo feito na região”, frisou Guedon.

Ainda não há uma data definida para a apresentação, em Itaipava, da exposição Luzes e Sombras. A mostra lembrando um ano da tragédia que atingiu a cidade em janeiro de 2011 foi inaugurada no dia 11, no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). A previsão era de que a exposição fosse levada para o terceiro distrito pela associação Novamonsanta.

Todo o material da mostra (fotos e reportagens dos 12 meses da tragédia, além de slides) seria exposto em um shopping de Itaipava. Segundo o vice-presidente da associação Novamonsanta, Carlos Eduardo Pereira, o período de férias atrapalhou a promoção do evento. “Ainda restam detalhes que precisam ser definidos por algumas pessoas que não retornaram das férias, mas a intenção de levar a mostra para Itaipava não foi deixada de lado. Só precisamos de um pouco mais de tempo para organizá-la”, explicou.

Além de Itaipava, a mostra também deverá ser encaminhada para a região do Vale do Cuiabá, mas, de acordo com Carlos Eduardo, a associação de moradores da localidade está procurando um local para montar a exposição.

Fonte: Tribuna de Petrópolis.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS