Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos - Agenda
   
  Prefeito entrega projeto de lei à Câmara para transformar todos os Conselhos em deliberativo

Data: 20/03/2015

 

 

Bomtempo entrega projeto de lei à Câmara para transformar todos os conselhos em deliberativo

Prefeitura Municipal, Sexta, 20 Março 2015 - 09:25

 

Ao lado do prefeito Rubens Bomtempo, a sociedade civil organizada comemorou a entrega, à Câmara Municipal, do projeto de lei que transforma todos os conselhos municipais em deliberativos, na noite de quarta-feira (18/3). A iniciativa, há muito esperada pelo povo petropolitano, foi elogiada pelo Legislativo. Ela irá garantir legitimidade aos conselhos e assegurar o real exercício da democracia participativa.

“Esse era um sonho da população e também um compromisso que assumi com todos os petropolitanos durante o processo eleitoral. Transformar os conselhos municipais em deliberativos coloca Petrópolis como um dos poucos municípios do país a promover a co-gestão e a co-responsabilidade da gestão pública. Estamos valorizando esses espaços, garantindo uma sociedade mais crítica, coerente e protagonista da sua própria história”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, ao agradecer ainda a todos os vereadores, que também têm assento nos conselhos, e ainda a todos os conselheiros, que, sem qualquer interesse político doam parte do seu tempo para a discussão de políticas públicas, de ações e projetos em prol da cidade.

Uma vez aprovado na Câmara de Vereadores, o projeto de lei voltará ao Executivo para sanção do prefeito. “Sempre quis dividir o poder com a sociedade. É a garantia de que a democracia participativa e direta chegou para ficar. Faço isso com a maturidade que adquiri em 20 anos de vida pública e espero que isso sirva de exemplo para o nosso país. É a garantia de que a classe política e o povo estarão sempre juntos”, enfatizou o prefeito.   

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Igor, elogiou a iniciativa. “Com este projeto de lei, o atual governo divide com a sociedade o seu poder. Esse gesto atende diretamente as expectativas da população”, disse.

Já o líder do governo na Câmara, vereador Thiago Damaceno, disse que o momento é histórico para a cidade. “Percebemos, nas ruas, que a população quer cada vez participar mais das decisões e o caminho para isso é exatamente esse, dando poder aos conselhos. Estou muito feliz com este avanço”.

 

Vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e membro do Conselho Municipal de Cultura, Gabriela Falconi lembrou que a luta pela transformação dos conselhos em deliberativos é antiga. “Com isso os conselhos podem atuar junto com a administração municipal, deliberando diretrizes, fiscalizando programas e projetos e, ainda, propondo as prioridades de ação”, ressaltou.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS