Petrópolis, 19 de Março de 2024.
Matérias >> Petrópolis lembra, Petrópolis planeja!
   
  Comunidade São João Batista. Ex-lixão e hoje três mil familías

Data: 13/12/2011

            Em 1966, no final da Rua Duarte da Silvera, na comunidade São João Batista, tinha duas casas e no morro onde existia o chamado lixão havia três. O ponto final do ônibus era no Bar do Curuçá, onde há as entradas das ruas João Xavier ao lado direito e Dias de Oliveira ao esquerdo, nas margens do rio Piabanha.

            Em 1969 a companhia de Habitação do Rio de Janeiro – COHAB – transferiu sessenta famílias da Rua Coronel Veiga, onde hoje está o conjunto Habitacional, para a localidade. A alegação da empresa estatal era de que elas não teriam possibilidade financeira de pagar os imóveis que seriam construídos no espaço.

            Hoje elas ainda estão lá. Porém, a chamada Vila da COHAB é rodeada por quinhentas famílias que desde a década de 1970 começaram a construir casas com o poder público abrindo desordenadamente servidões e escadarias.

            Os moradores reivindicam melhorias em todas as áreas de serviços públicos, alegando abandono.

            A comunidade São João Batista, entretanto, é organizada. A Associação de moradores local recentemente elegeu novos diretores que estão empolgados em conquistar melhoramentos. Lá ainda tem outra entidade comunitária denominada Comissão de Moradores, que também pleteia melhorias para o lugar. Em quarenta anos a localidade cresceu muito. Pelo menos em número de casas e gente.

Fonte: Diário dos Bairros, Diário de Petrópolis, Domingo, 11 de Dezembro de 2011.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS