Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Educação apresenta novo sistema para gerenciar escolas

Data: 21/01/2009

A secretária de Educação, Tereza Porto, recebeu, no dia 15 de janeiro, no auditório da SEEDUC, representantes de dez prefeituras do estado do Rio de Janeiro, para apresentar-lhes o novo sistema de gerenciamento de escolas da rede estadual. O software foi adquirido pela Secretaria de Estado de Educação, já com uma cláusula contratual que possibilita seu compartilhamento com todas as prefeituras do estado interessadas. De acordo com a secretária Tereza Porto, a ideia é que as redes estadual e municipais possam trocar dados e informações, facilitando-se, assim, o planejamento de vagas e outras providências para receber alunos que passam de uma rede para a outra.

 

– Qualquer prefeitura que desejar poderá utilizar o sistema, sem ônus, devendo apenas adaptá-lo à sua realidade. Quanto mais prefeituras aderirem, melhor, uma vez que a Secretaria de Educação do Estado poderá fazer um acompanhamento mais preciso da variação da demanda de alunos oriundos das escolas municipais e, assim, preparar-se com antecedência para atendê-los melhor.

 

Informações referentes à quantidade de alunos, notas, faltas, índices de aprovação e evasão devem ser inseridos pelas direções das escolas e poderão ser acessados, em tempo real, pela Secretaria. É possível, também, a interação com outros sistemas, como o de movimentação de professores. Assim, dados importantes, como a proporção de alunos por docente em sala de aula, serão constantemente atualizados. Para completar, todas as informações terão compatibilidade com o Censo Escolar, desenvolvido pelo Ministério da Educação, de modo que nenhum campo precisará ser redigitado. A pré-matrícula sem fila e a possibilidade de acessar o boletim, os currículos e horários, via Internet e celular, em qualquer lugar do mundo, através de logins e senhas de acesso, são outros destaques. Também poderá ser realizada a enturmação automática dos alunos, a certificação eletrônica de documentos, a efetivação de exames simulados, o acompanhamento do diário de classe eletrônico e o planejamento didático-pedagógico integrado. As secretarias escolares terão maior automação e haverá áreas de acesso exclusivas para diferentes usuários.

 

Novas exposições a prefeitos interessados poderão ser realizadas na Secretaria, ficando a critério destes o agendamento. Deste primeiro encontro participaram representantes das prefeituras de Búzios, Araruama, Rio Claro, Cambuci, Saquarema, Teresópolis, Maricá, Paty de Alferes, Mesquita e Duque de Caxias.

 

Adquirido por meio de licitação pública envolvendo oito empresas concorrentes – das quais, uma com tecnologia canadense – o sistema foi completamente desenvolvido no Brasil, pela empresa paulista Techne, que possui parcerias com a Microsoft, Oracle, Sun e Blackboard.

 

O custo total, incluindo instalação, treinamento e manutenção, é de R$ 8,4 milhões, a serem pagos durante dois anos, com recursos do orçamento da Secretaria. O prazo para implantação é o segundo semestre deste ano. Enquanto isso, até o próximo mês de abril, todas as 19.700 salas de aula da rede de ensino do Estado já poderão contar com o novo sistema de comprovação de presença dos alunos nas escolas. A tradicional "chamada" será substituída por cartões eletrônicos, que os estudantes passarão em um aparelho ligado à Internet.

 

Tecnologia a serviço da educação O novo sistema de gerenciamento de escolas terá acessos exclusivos para os diferentes integrantes da rede educacional. Acompanhe o que cada qual poderá fazer:

 

Gestores

 

Terão informações atualizadas de todas as escolas da rede, auxiliando em sua tomada de decisão. Poderão gerar gráficos sobre o perfil dos alunos e o fluxo em cada série, turma e unidade escolar, comparando às demais. Contarão com acesso às notas, faltas, resultados de aprovação/reprovação e evasão escolar. Professores, diretores e alunos terão oportunidade de avaliar-se mutuamente, bem como, à estrutura escolar.

 

Diretor Online

 

Acessará informações de sua escola, como quantidade de alunos, resultados, faltas, diários de classe. Terá acesso a gráficos e planilhas comparativas com as demais unidades da rede de ensino.

 

Professor Online

 

Poderá interagir com a Secretaria e com a comunidade escolar pela Internet. Terá acesso à agenda de eventos, ao lançamento de notas e faltas, planos de estudo, diário eletrônico e históricos, além da possibilidade de remeter avisos aos pais e alunos.

 

Aluno Online

 

Serão disponibilizados serviços e informações para os estudantes e seus responsáveis, via Internet. Dentre outras informações, estarão disponíveis os horários, a agenda escolar, as notas, faltas, o diário de classe, a comparação de desempenho com a turma, escola e demais unidades da rede. Também será possível a solicitação de serviços de secretaria, como atestados, carteirinhas etc. Pré-matrículas e atualização de dados cadastrais, como o endereço, por exemplo, poderão ser feitas à distância.

 

Segurança

 

Um dos principais aspectos do sistema é a possibilidade de rastreamento de todas as informações que foram alteradas em cada acesso. Assim, a segurança antifraudes é um fator decisivo para a implantação do mesmo.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 16 de janeiro de 2009.

Autor: Vitelio Brustolin




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS