Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Banco de sangue antecipa campanha de doação

Data: 25/11/2008

 Por conta desse semestre ter sido um dos mais críticos em número de doações, a equipe do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa decidiu antecipar em uma semana a campanha do doador. Tradicionalmente, ela começava em 24 de novembro, um dia antes do Dia do Doador. Dessa vez, foi iniciada no dia 17 e acontecerá até 29 desse mês.

 A intenção é preparar o estoque para o fim de ano, período em que cai drasticamente o número de doadores, devido às viagens de férias, mas aumenta o número de acidentes e, consequentemente, são realizadas mais transfusões de sangue. “Os estoques estão muito baixos e estamos precisando de todos os tipos de sangue porque é uma época em que as pessoas se ausentam da cidade. Tivemos que antecipar até porque como muita gente se vacinou contra a rubéola e acabou não podendo doar sangue. Vamos ter duas semanas de campanha, em vez de apenas uma”, explicou a enfermeira chefe do Banco de Sangue do HST, Marcela Zilves.

 O movimento ainda está fraco, mas a equipe espera que nessa semana já comece a melhorar. Antes da campanha, dos 40 doadores necessários estavam comparecendo apenas 18 por dia. “Essa é a primeira vez que venho doar e agora pretendo vir sempre”, explicou a costureira Marlene Santos da Silva. “Pelo menos de seis em seis meses eu venho doar. Só em pensar que estou ajudando alguém já é muito gratificante”, disse o estofador Marlon Reisinger. “Normalmente eu venho doar e já consegui convencer quatro amigos a vir também”, disse a técnica em radiologia Roberta Gazoni.

 Para doar sangue é necessário levar um documento de identificação com foto. O sangue é colhido em bolsas especiais e a picada da agulha de coleta não dói, pois é dado um anestésico superficial antes. O tempo de coleta é de aproximadamente cinco minutos. Não é necessário estar em jejum para fazer a doação, mas pede-se que não sejam ingeridos alimentos gordurosos, frituras e derivados de leite no dia.

 O banco de sangue do Hospital Santa Teresa atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h. O endereço é Rua Paulino Afonso, 477, no Bingen. O telefone é o 2245-2324.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 20 de novembro de 2008.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS