Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Alcides Carneiro implementa serviço de referência regional

Data: 24/11/2008

O prefeito Rubens Bomtempo já deu os primeiros passos para a implementação de cirurgia e exames de videolaparoscopia no Hospital Alcides Carneiro. A equipe médica já fez um procedimento-piloto de uma cirurgia de vesícula. Essa ação faz parte do treinamento dos profissionais que vão atuar na operação do equipamento, que até a primeira quinzena de dezembro estará em funcionamento. O serviço de videolaparoscopia será o único da região serrana destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde.

 

"O que fizemos foi um procedimento padrão de treinamento da equipe. O resultado foi excelente e a paciente teve um ótimo pós-operatório com a redução do tempo de internação para esse tipo de cirurgia. O equipamento vai nos auxiliar no tratamento e diagnóstico de doenças inclusive em cirurgia de tórax. Em Petrópolis somente unidades particulares prestam esse serviço. O Alcides Carneiro será uma referência pública neste tipo de ação", explicou o diretor do HAC João Carlos Arieira.

 

O novo modelo de gestão do HAC também já proporcionou a realização de convênio com uma organização não governamental. O acordo mais recente foi fechado com a APAE, a partir de agora as crianças da instituição passam a receber tratamento especial em odontologia. Antes o atendimento era restrito somente a casos de extração, agora as pessoas beneficiadas vão receber todo o tratamento, inclusive com a realização de obturações.

 

O HAC deve entrar em 2009 promovendo mais um grande choque de gestão. A direção da unidade se esforça para que a instituição possa estar enquadrada dentro dos novos parâmetros de governança corporativa. Para isso, o Alcides Carneiro já firmou parceria com a Brascam que está desenvolvendo uma ferramenta de gestão que irá permitir a visualização imediata dos indicadores de desempenho. Esse instrumento irá permitir uma redução dos gastos e uma melhoria no atendimento à população.

 

"Não tenho dúvida de que esse é um modelo que veio para ficar. Os resultados são imediatos. Hoje os gestores de saúde buscam uma alternativa que possa garantir um atendimento de qualidade. O Ministério da Saúde trabalha pela criação de um modelo que possa atender a população de forma adequada. Temos feito a nossa parte e até o último dia do meu governo estarei empenhado em garantir uma saúde de qualidade. Os R$ 8 milhões que conseguimos com o Estado e a União vão assegurar a melhoria no atendimento no HAC", comentou Bomtempo. O prefeito aproveitou a ocasião e cobrou de Temporão o repasse de setembro que ainda chegou.

 

O Alcides Carneiro tem investido na capacitação dos profissionais e criou uma Ouvidoria com a finalidade de melhorar a relação entre os pacientes do SUS e profissionais da unidade. Além disso, pessoas com função de chefia passam por cursos de gestão. Outras equipes passam por treinamentos que ajudam a reforçar o vínculo com o hospital. A direção também prepara um plano de cargos e salários, que vai permitir a ascensão dentro de uma mesma função e até a mudança de cargo por desempenho.

 

Todo esse trabalho mereceu elogio do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele comentou que Petrópolis saiu na frente quando com o novo modelo de gerenciamento para unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde. O ministro elogiou o ganho de desempenho do HAC, que conseguiu reduzir o tempo médio de internação em até 40%.

 

A previsão é que até o início de dezembro a direção do HAC já tenha concluído as obras de reforma e ampliação do novo centro cirúrgico, da cozinha e do refeitório e de mais 36 leitos que serão abertos. Além disso, a emergência está sendo reformada e o hospital vai ganhar um tomógrafo.

 

Fonte: Diário de Petrópolis - 24 de novembro de 2008.

Autor: Ascom




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS