Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Petrópolis conta com quatro mil vagas na rede estadual de ensino

Data: 05/11/2009

Petrópolis conta com quatro mil vagas na rede estadual de ensino

 

 

            Começou a pré-matrícula para a rede estadual de ensino. O cadastramento nesta primeira fase poderá ser feito apenas pela internet, até o dia 30 de novembro, pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br. Serão 4620 vagas, distribuídas entre o sexto ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Normal para Formação de Professores e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

            Os estudantes poderão escolher de três a cinco opções de escola. Em Petrópolis existem 16 instituições de ensino na rede estadual.

            No ato de inscrição, o candidato deve informar nome completo e data de nascimento (com ano, livro, termo, registro, município onde foi lavrada e unidade federativa do cartório), endereço completo com CEP, nome da mãe ou do responsável legal. Os resultados serão divulgados por cartas, e-mail, SMS e no site, entre os dias nove de dezembro e quatro de janeiro. Os alunos devem comparecer em data pré-determinada na escola para a qual foram selecionados munidos de histórico escolar ou declaração, carteira de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia) e carteira do responsável legal pela matrícula.           Quem não conseguir uma vaga nesta primeira fase terá outra chance entre os dias 22 e 29 de janeiro. Este cadastramento será feito por uma central de atendimento que será divulgada no início do ano pela Secretaria Estadual de Educação.

            Segundo a assistente de ensino da Coordenadoria Educação Serrana II, Fabiana Reed, este processo de seleção via internet já vem sendo utilizado pelo estado há quatro anos e não tem havido reclamações por parte dos alunos e responsáveis.

            Existem cinco critérios para alocação dos alunos na rede estadual: primeiro se o estudante tem alguma deficiência; e, segundo se o aluno for menor de 18 anos; em terceiro lugar a permanência na rede pública; em quarto a proximidade da residência em relação a instituição de ensino e por último se o aluno for novo na rede.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 04 de novembro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS