Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Grupos iniciam Conferência de Educação

Data: 03/07/2009

Grupos iniciam Conferência de Educação

 

 

            Os trabalhos da Conferência Municipal de Educação, que reúne sociedade civil, instituições de ensino e entidades sindicais, começaram a ser realizados, nesta quarta-feira (1º). Dividida em seis eixos temáticos, a Conferência será realizada em quatro dias para análise do Documento Referência “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, encaminhado pelo Ministério da Educação para servir como base na elaboração de diretrizes e ações educacionais a serem desempenhadas no município, nos próximos anos.

            A Conferência foi aberta no ultimo dia 22, no Theatro D. Pedro, pela secretária de Educação Sandra La Cava. O primeiro encontro para a realização dos trabalhos foi realizado durante todo o dia no auditório da Fase e contou com a inscrição de 178 pessoas, divididas em três blocos. Cada grupo discutiu e elaborou propostas para um dos eixos temáticos do Documento Referência. Os temas discutidos nesta quarta-feira foram: “Papel do Estado na garantia do direito à Educação de Qualidade: organização e regulação da educação nacional” (Eixo I), “Qualidade da Educação, gestão democrática e avaliação” (Eixo II) e “Formação e valorização dos trabalhadores em educação” (Eixo IV).

            Segundo a secretária Sandra La Cava, os objetivos dos encontros são a integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação petropolitana; a indicação das condições para definir políticas educacionais que promovam a inclusão social e a proposição de reformulações no Documento Referência. “Com esses encontros, iremos elaborar um documento municipal que será debatido, posteriormente, na Conferência Intermunicipal de Educação, em Nova Friburgo (dias 17 e 18 de julho) e na Conferência Nacional de Educação, em Brasília”, contou ela.

            Os demais temas a serem abordados são “Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar” (Eixo III), “Financiamento da Educação e controle social” (Eixo V), “Justiça Social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade” (Eixo VI).

            Os Próximos encontros serão na Universidade Estácio de Sá, no dia três, com os eixos II, IV e V; no Educandário Menino Jesus, dia seis de Julho, abordando os temas II, IV e VI e, Finalizando novamente na Fase dia 13, com o fechamento e a integração das propostas.

            Todos os dias a programação terá inicio às 8h, com apresentação do Regimento, trabalhos em grupos organizados por eixos, conclusão do documento-base de cada eixo, apresentação do georreferenciamento, plenária final e eleição dos delegados nas categorias representadas. As inscrições podem ser feitas no local. Já no dia 13, o encontro será de 13h às 18 horas.

            Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória 2246-8661.

 

 

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 2 de julho de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS