Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Institucional
   
  Prédio vazio vira centro de inovação

Data: 20/09/2010

Prédio vazio vira centro de inovação

 

 

            A prefeitura de Petrópolis assinou, ontem, um protocolo de intenções com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) para a instalação da primeira unidade de rede do Centro de Inovação e Computação Avançada (CICA) em Petrópolis. O centro ocupará o antigo Centro de Treinamento dos Correios, onde já havia funcionado na década de 1990, localizado na margem da BR-040, no bairro Fazenda Inglesa. A previsão é de que todo o complexo esteja em funcionamento até o fim deste ano.

            No local será criado um núcleo de pesquisa e desenvolvimento de soluções em software livre para e-ciência nas áreas de processamento de dados de alto desempenho; um banco de dados massivo; sistema de segurança da informação; computação em nuvem e o centro de formação de profissionais em graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

            “Essa é uma grande novidade, que permitirá, que junto com o Serpro, que empresas privadas que utilizem os serviços oferecidos pela instituição também se instalem no município. É um projeto ambicioso”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Nelson Sabrá. A expectativa é de que o projeto também forme profissionais para entrada no mercado de trabalho, que tem apresentado carência.

            O prefeito Paulo Mustrangi destacou que o retorno do Serpro, através do Cica, agregará valor ao desenvolvimento tecnológico do município. “Petrópolis, a cada dia se torna uma cidade pólo de tecnologia. Além do trabalho que vem sendo desenvolvido por empresas de ponta, o governo municipal trabalha com a base, com a população das áreas periféricas. Apesar do barateamento do maquinário, grande parte da população não tem acesso ao universo digital. Já implantamos o ProInfo em 60 escolas da rede municipal, os Centros de Inclusão Digital (CIDs) serão instalados em 43 comunidades, com total de mais de 150 unidades funcionando até 2012. O que acontece hoje é uma aliança fundamental em prol da população petropolitana de todas as classes sociais”.

            O Serpro é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda. Criado em 1964 com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública brasileira, a empresa é considerada uma das maiores organizações do setor de prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, na América Latina.

            A instituição desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. Dentre as soluções desenvolvidas com tais características destacam-se a declaração do Imposto de Renda via internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior brasileiro (Siscomex).

            Diretor–presidente do Serpro, Marcos Vinícius Ferreira Mazoni ressalta a existência de “uma grande expectativa sobre a unidade que será instalada em Petrópolis. A diretriz do governo federal é desenvolver projetos em parceria com os municípios para ampliar o espaço de conhecimento e impulsionar a gestão pública quando o assunto é relacionado à formação de novos caminhos para a tecnologia”.

            Já o presidente do Conselho de Gestor do LNCC, Augusto Raupp, acredita que a chegada do Serpro consolida a estratégia da indústria de Tecnologia da Informação (TI) em Petrópolis. “O Serpro, como âncora desse movimento, vai angariar demandas locais, como a chegada de novos fornecedores, além de se tratar de uma indústria limpa, que gera empregos com salários acima da média”, frisou, lembrando a importante contribuição que o Movimento Petrópolis-Tecnópolis teve para trazer o Centro de Inovação. Segundo Sabrá, o projeto de atração da empresa teve participação do deputado federal Jorge Bittar.

 

           

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 15 de Setembro de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS