Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Infraestrutura
   
  Ubifrance divulga eventos do setor ferroviário

Data: 01/04/2009

Ubifrance divulga eventos do setor ferroviário

 

A Ubifrance, agência francesa para o desenvolvimento internacional das empresas, realizou coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19.03), em São Paulo, para apresentar mais detalhes dos diferentes eventos que realizará ou participará durante o calendário oficial do acontecimento 2009 – Ano da França no Brasil.

 

De acordo com o chefe da Missão Econômica da França em São Paulo, Dominique Mauppin, os eventos ocorrerão entre 21.04 e 15.11. "Esta é a primeira vez que o teor comercial será tão importante. Escolhemos o Brasil porque ele desponta como o principal país emergente entre os 25 mercados prioritários franceses. Além disso, o país resiste bem à crise, tem alto potencial de crescimento e é aberto à transferência de know-how. O Brasil terá menor crescimento em 2009 do que em 2008, mas com certeza será superior aos países da Europa", declarou o executivo.

 

O Ano da França no Brasil contará com 40 eventos e focará em três temas: "O futuro da arte de viver à francesa"; "Mobilidade, transportes, logística e reordenamento urbano"; "A França que inova a serviço do homem". Entre os eventos, a Ubifrance participará de 19 salões profissionais, com o "Espaço França", entre os quais a feira Negócios nos Trilhos, promovida pela Revista Ferroviária, que ocorrerá entre 10 e 12 de novembro próximos.

 

Além disso, a França promoverá outros eventos do setor ferroviário. Provavelmente em outubro, ainda sem data definida, ocorrerá em Brasília (DF) um seminário sobre transportes férreos no Brasil. De acordo com o gerente do setor de infraestrutura de transporte, logística e construção, Eric Farcette, o evento que trará o know-how francês no setor metroferroviário, como as tecnologias dos trens de alta velocidade e o tramway (também conhecido como VLT), deve ocorrer simultaneamente à visita ao Brasil do presidente francês, Nicolas Sarkozy. "Este é um momento oportuno, já que o governo brasileiro está com o projeto do TAV e a cidade de Brasília acaba de licitar o seu tramway", disse Farcette.

 

Exposição

 

Outro evento que contempla o setor ferroviário promovido pela Ubifrance será a "Exposição sobre transportes urbanos – Lyon e São Paulo". O projeto surgiu da premiação do estudante de engenharia civil da Poli da USP, Ronaldo Bitello Tomei Junior, que participou do concursos de projetos jovens embaixadores de Lyon (promovido por grandes companhias da região de Rhône –Alpes e da prefeitura de Lyon), durante o seu intercâmbio na Ecole Centrale de Lyon. Com o trabalho "Lyon à Luz: uma nova reflexão aos sistemas de transporte de São Paulo », que visa a criar uma ligação entre as cidades de Lyon e de São Paulo através de um espaço dedicado a uma exposição na Estação da Luz, o estudante brasileiro foi o primeiro colocado entre 72 trabalhos inscritos.

 

De acordo com Bitello, que se tornou organizador do evento, a exposição deve ocorrer entre outubro e novembro e deve durar entre seis e oito semanas. "O projeto tem como objetivo convidar o público para uma reflexão sobre a relação dos sistemas de transporte público, levando em conta a qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e o planejamento urbano, por meio da apresentação do modelo do sistema de transporte de Lyon e discutindo soluções para o sistema de SP – por meio de fotos, textos, painéis, projeções de vídeo e outros recursos de comunicação visual. "Lyon é uma cidade com 1,3 milhão de habitantes e quatro linhas de metrô, além de uma grande interligação ferroviária. Ao mesmo tempo, queremos fazer paralelos com o sistema de transporte de São Paulo, inclusive o Plano de Expansão", detalha o estudante de engenharia.

 

Ele acrescenta que essa exposição tratará mais dos aspectos cultural e social e a idéia é trazer um especialista para falar da tecnologia de Lyon para discutir nas diferentes escalas a questão de viabilidade econômica. "Podemos fazer isso na Semana de Tecnologia da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô) ou nos Negócios nos Trilhos. O evento conta com a promoção da Ubifrance e apoio da Escola Politécnica da USP, do Metrô de SP, da CPTM, da Câmara de Comércio das Indústrias de Lyon, da Prefeitura de Lyon e do Conselho Rhône- Alpes. "Também estamos buscando parceiros para investir no projeto", finaliza Bitello.

 

 

Fonte: A. Pastori - 20 de março de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS