Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Cabine é retirada de entorno do Teatro Municipal

Data: 26/02/2009

A cabine onde funcionou o Centro de Atendimento a Turistas, na Praça dos Expedicionários, e que nos últimos meses foi alvo de várias reclamações de moradores, foi finalmente removida na manhã do dia 10 de fevereiro pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). Moradores daquela área reclamavam que à noite os fundos da cabine, que há meses estava desativada, estariam sendo usados como banheiro e até mesmo como motel. A cabine ajudaria também a esconder usuários de drogas, que aproveitaram o canto isolado para fazer uso de entorpecentes sem serem incomodados. A retirada foi providenciada após uma reunião entre representantes da Comdep e da Fundação de Cultura e Turismo, no dia 5, quando foi discutida a reivindicação antiga de moradores da área de entorno do Teatro Municipal Paulo Gracindo. De acordo com a assessoria da Comunicação da Prefeitura, o posto não deverá ser realocado em outro ponto naquele trecho, pois os turistas podem obter informações no Centro de Atendimento instalado junto à sede da Fundação de Cultura e Turismo, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

 

No ano passado, um pedido de remoção da cabine já havia sido apresentado em reunião no Ministério Público Federal entre representantes do Iphan, da CPTrans e do Museu Imperial com a procuradora da República Vanessa Seguezzi. Na ocasião, a representante do museu lembrou a importância da retirada do quiosque de informações do município, situado entre o jardim do Museu Imperial e o Teatro Municipal Paulo Gracindo, alegando que a elevação do piso naquele trecho facilitaria muito o acesso ao gradil que cerca o jardim do Museu Imperial, ameaçando assim a segurança.

 

Outro Centro de Informações Turísticas que está abandonado, há meses, fica na Praça da Inconfidência. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, esta cabine não foi removida, pois será reativada em breve. O mesmo será feito no Centro de Atendimento a Turistas da Rua Teresa, que foi desativado provisoriamente pela Fundação de Cultura. Ainda segundo a assessoria, o atendimento nestes postos era feito por estagiários bilíngües, matriculados em curso de História ou de Turismo, cujos prazos de estágio expiraram. A reativação dos dois postos será feita após a convocação de novos estagiários concursados.

 

Atualmente, estão em funcionamento cinco Centros de Atendimento a Turistas, em diferentes pontos da cidade. O mais procurado seria o Pórtico do Quitandinha, por onde passam ônibus com turistas e visitantes que chegam à cidade. Na Rodoviária Leonel Brizola, visitantes também podem buscar informações. Nos distritos, um posto está instalado em Itaipava, nas proximidades da 106ªDP. Os outros dois ficam na região do Centro, sendo um deles no Centro de Cultura Raul de Leoni e outro na Praça da Liberdade, que receberia entre 1,5 mil e dois mil visitantes por mês.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 12 de fevereiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS