Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Novos projetos para o Turismo

Data: 04/02/2009

Durante a cerimônia que marcou a reabertura do portão principal do Museu Imperial, ontem (28), o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Charles Rossi, representando o prefeito, Paulo Mustrangi, fez importantes revelações sobre os projetos de incentivo ao turismo da cidade. Após parabenizar o trabalho desenvolvido pelo presidente do Museu, Prof. Maurício Vicente Ferreira Júnior, Rossi falou da importância de se encontrar a verdadeira função histórica de cada monumento dentro do contexto turístico e anunciou novidades, principalmente para o Palácio de Cristal.

 

“Já estamos com um projeto em andamento para trazer um novo significado ao Palácio de Cristal e seus jardins. Queremos que o local ofereça atrações para os turistas, como artesanato, exposições permanentes e até mesmo uma casa de chá”, declarou Rossi, lembrando que o palácio de Cristal encontra-se abandonado e possui uma grande importância histórica.

 

Uma outra boa notícia dada por ele, foi a reabertura do Palácio Rio Negro para visitação. Segundo Rossi, o projeto já está em fase final e a casa estará, em breve, novamente disponível para os visitantes. Ele também ressaltou a importância do Centro Cultural Santos Dumont, cuja construção já passou da fase licitatória e está prestes a começar. "Já temos contato com historiadores e instituições para doações de acervos para o Centro", garantiu ele.

 

A reabertura da torre e dos túmulos de mármore localizados na Catedral São Pedro de Alcântara e um projeto de transformação do prédio da antiga Bohemia no Centro de Tradição Petropolitana, homenageando os colonos da cidade, também estão no cronograma da Fundação. "Incentivando o turismo histórico, abriremos espaço para as outras atrações oferecidas pelo município como o turismo rural e o ecoturismo", ressaltou Rossi.

 

O diretor-presidente da Fundação também lembrou da importância do turismo para o aquecimento da economia de Petrópolis. "Quando oferecemos mais condições para os prédios históricos e criamos atrações relacionadas a eles, geramos mais empregos e, consequentemente, mais renda para a cidade", concluiu ele.

 

Museu e Casa Santos Dumont

 

A entrada gratuita para petropolitanos, às quartas-feiras, no Museu Imperial e na Casa Santos Dumont já está começando a atrair os moradores da cidade. Ontem, segunda quarta-feira de casa aberta para os petropolitanos, 55 pessoas visitaram a Casa de Santos Dumont gratuitamente.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 29 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS