Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Trem Voador

Data: 30/07/2008

Na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Unicamp, em Campinas, foi apresentado um projeto para melhorar o trânsito nas grandes cidades,o trem voador uma opção de transporte público. Além de ser mais barato, o trem não gera poluição.

Já existem projetos parecidos na Europa e na Ásia, mas a técnica brasileira é inédita no mundo. O trem voador não emite poluentes e custa um terço mais barato que o metrô convencional.

O estudo é baseado em uma propriedade física conhecida por diamagnetismo. Condutores de cerâmica são ativados por nitrogênio líquido a menos de 200 graus Celsius e, em contato com a base de imã, ganha poderes magnéticos que fazem vagões inteiros levitar.

Os pesquisadores aguardam recursos para testar o veículo em tamanho real. A proposta é começar por uma linha experimental de 100 metros que custará em torno de 5 milhões de reais.

Projeto de Richard Magdalena Stephan que possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1976), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), doutorado em Control Engineering - Ruhr Universität Bochum (1985) e MBA(2005) em Empreendimentos de Tecnologia de Ponta pelo Centre for Scientific Enterprise London (CSEL). Atualmente é o presidente da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência e prof. titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS