Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMTUR/FCTP
   
  Avançam negociações para o corredor do Turismo em Itaipava

Data: 17/07/2014

 

 

Avançam negociações para o corredor do Turismo em Itaipava
 
Diário de Petrópolis, Quinta-feira, 17 de julho de 2014
 
 

Representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram hoje (15/07) com dirigentes de shoppings, hotéis, pousadas, restaurantes e instituições de ensino instaladas num raio de cinco quilômetros da Estrada União e Indústria, em Itaipava (no trecho entre a Estrada do Contorno e o Arranha-céu) para discutir o projeto Corredor do Turismo, realizado pelo conselho em parceria com a Prefeitura. O encontro tinha como objetivo desenhar ações de trabalho relacionadas à questão do descarte e armazenamento do lixo, apontada como prioridade do grupo.

 

Entre as idéias apresentadas e que serão, agora, formatadas de forma a compor o projeto estão ações de conscientização nas escolas, mostrando como deve ser feito o armazenamento e descarte do lixo e explicando o trabalho de coleta realizado por empresa contratada pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep); substituição das coletoras comuns por coletoras fechadas na parte de baixo e com tampa, nos shoppings e centros comerciais; alertas aos empresários locais em relação aos horários de coleta (o lixo só deve ser levado para as lixeiras perto do horário da coleta, feita, na região, pela manhã); e abordagem direta aos empresários, orientando-os, com assinatura de protocolo de recebimento e ciência de prazo para o cumprimento das normas. Na reunião também houve consenso de que o descumprimento, após o prazo acordado, deve gerar multa.

 

O Grupo de Trabalho do Corredor do Turismo é composto por membros da Fundação de Cultura e Turismo, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPtrans), Comdep, Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis (ABIH) e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares. Eles já fizeram reuniões com os temas específicos de trânsito e limpeza pública, além de questões relativas às secretarias de Fazenda, Segurança Pública, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Obras.

 

Diretora de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo e presidente do Comtur, Evany Noel, diz que o projeto é um exemplo claro de avanços garantidos pela parceria público-privada. “O turismo é uma atividade intersetorial e depende muito dessa integração em busca do objetivo comum”, destacou. O presidente da Comdep, Hélio Dias, falou em nome do prefeito Rubens Bomtempo sobre a importância do turismo como atividade prioritária para o desenvolvimento sustentável de Petrópolis.Segundo ele, a companhia estápromovendo mudanças a fim de melhorar o serviço de coleta de lixo e está colocando no papel projeto de paisagismo para o local.

 

Diretor de Marketing do PC&VB, o empresário Marcelo Florêncio lembrou que o Corredor do Turismo está dando voz aos empresários. “Estamos sendo ouvidos pelo poder público. Isso é fundamental para que consigamos avançar”, elogiou. Presidente da Associação Comercial de Itaipava, Alan Vargas disse que a entidade está participando ativamente das ações. “A intenção é sempre contribuir. O trabalho conjunto sempre traz resultados positivos”.

 

O Projeto Corredor do Turismo foi proposto pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau ao Comtur e apoiado pelo Prefeito Rubens Bomtempo, com o objetivo de analisar questões pertinentes à infraestrutura básica e turística de espaços geográficos específicos por onde passam os visitantes. O objetivo final é a melhora da qualidade de vida da população e do atendimento ao turista.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS