Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMUTRAN/CPTrans
   
  Terceira Audiência Pública do PAC Mobilidade apresenta alteração para a Zona Sul

Data: 20/09/2014

Terceira Audiência Pública do PAC Mobilidade apresenta alteração para a Zona Sul

 

Diário de Petrópolis, Sábado, 20 de setembro de 2014

 

 

Uma alteração no projeto do PAC II foi apresentada durante a terceira audiência pública realizada pela Prefeitura na última quarta-feira (17) para discutir as melhorias de mobilidade urbana previstas para a zona sul. A mudança vai acontecer na Rua General Rondon, no trecho entre a Ponte dos Fones e o Supermercado Extra, onde será instalado um retorno para os condutores próximo à Travessa Augusto Fragoso. A audiência, no auditório do Parque Tecnológico da Região Serrana, apresentou novamente a íntegra do projeto, que também inclui melhorias na Rua Coronel Veiga, no trecho das Duas Pontes.

 

“A prova de que esses encontros são importantes está nessa modificação no projeto, proposta por um comerciante e morador da região. A população tem muito a contribuir e estamos abertos a novas sugestões para que possamos, juntos, desenvolver a melhor alternativa para a região”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Robson Cardinelli, que no ato representou o prefeito Rubens Bomtempo.

 

O diretor da empresa responsável pela elaboração dos projetos básicos, Luiz Carlos Dias de Oliveira, reapresentou a proposta de implantação de rotatória nas Duas Pontes e, depois, a de duplicação da General Rondon, já com a instalação do retorno próximo à Travessa Augusto Fragoso. Além de melhorar o trânsito nos dois trechos, as intervenções também têm o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços de transporte público coletivo, garantindo maior regularidade no cumprimento dos horários das linhas que circulam naquele eixo viário.

Nas Duas Pontes está prevista uma pista com duas faixas ao longo do afastamento legal na margem esquerda do Rio Quitandinha, com a construção de duas pontes de retorno, além do reposicionamento dos pontos de ônibus com paradas fora da pista, abrigos de ônibus, passeios e travessias para pedestres e pessoas com deficiência, bem como a instalação de sinalização viária moderna.

 

Projetos

 

O projeto para a General Rondon contempla a construção de uma nova pista com duas faixas com cerca de um quilômetro de extensão, em grande parte implantada no afastamento legal ao longo do Rio Quitandinha. Além disso, também faz parte da proposta a realocação dos pontos de ônibus na Ponte dos Fones, onde se inicia a duplicação, próximo ao acesso à Rua Dr. Thouzet e em frente ao supermercado Extra. Também serão remodelados os passeios e travessias, garantindo o acesso e circulação de pedestres e pessoas com deficiência. Há, ainda, espaço para a implantação de ciclovia e sinalização viária moderna.

 

A presidente da Associação de Moradores do bairro Duques, Ivanete Pereira da Paixão, participou mais uma vez da audiência e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Essas melhorias serão muito importantes para todos, em especial para quem usa o transporte público, que gastará menos tempo para ir para o trabalho e voltar para casa. Esse é o espaço para participarmos e nos informarmos sobre tudo o que será realizado”, destacou.

 

Outras audiências serão agendadas para debater outras ações de mobilidade urbana na cidade. A população também pode conhecer o conteúdo dos projetos no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Também é possível enviar sugestões por meio digital.

 

“Estamos numa fase importante do projeto, onde os usuários do transporte coletivo serão os mais beneficiados. As audiências estão acontecendo de forma democrática e muitas sugestões da população estão sendo acatadas”, disse o vereador e também morador da região, Roni Medeiros.

 

Também participaram do evento a promotora de justiça, Dra. Zilda Januzzi, o presidente da CPTrans, Gilmar Oliveira, representantes do GT Mobilidade e secretários municipais, além de moradores e comerciantes da região.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS