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  Ata de reunião do COMUTRAN 01/02/12

Data: 18/04/2012

 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTES 

  COMUTRAN
Ao  primeiro dia de fevereiro de 2012, às 18:30h, no auditório da Companhia 
Petropolitana de Trânsito e Transportes  - CPTRANS, localizado na  R. Alberto Torres, 
115, Centro, Petrópolis, RJ, ocorreu a reunião EXTRAORDINÁRIA do COMUTRAN  –
Conselho Municipal de Transportes, reunião convocada pelo Presidente do Conselho 
para aprovação de medidas operacionais e alterações no tráfego para amenizar os 
transtornos do período de retorno das aulas escolares. Constatando-se junto ao livro a 
presença de tantos conselheiros quanto bastem para o quorum necessário para o início 
da reunião, bem como de representantes externos dos pontos de táxi nº10, nº13, nº 22 e 
nº45, bem como da Editora Vozes, o Sr. Presidente do COMUTRAN, Roberto Fábio 
Pessoa Fraga, deu por iniciados os trabalhos. Secretariou a reunião a Sra. Izamari 
Cristina Machado Pacheco, que apresentou junto com o Sr. Presidente, Roberto Fraga, 
os seguintes projetos para as alterações no tráfego propostas: 1)  R. Alfredo Pachá e R.
Padre Siqueira – Implantação de estacionamento rotativo e vagas de deficiente, idosos e 
pontos de ônibus (turismo e linhas regulares). O representante do Ponto de Táxi nº22 
questionou se a atual vaga de ônibus de turismo existente na Roberto Silveira iria sofrer 
alguma alteração com este projeto para a Padre Siqueira. Ele alega que a vaga do 
ônibus fica muito próxima à curva com a Padre Siqueira. A Sra. Marcia Kraus informou 
que existe demarcação (zebrado) que recua a referida vaga do ponto mais crítico. A Sra. 
Maria Magdalena Quintanilha, da Secretaria de Educação elogiou a implantação de 
estacionamento rotativo em outras áreas, dando como exemplo a R. Miguel Detsi.    2) R.
Barão de Teffé, Bosque do Imperador e  R. Epitácio Pessoa  – Alteração das mãos de 
direção, em duas etapas, sendo: a primeira, implantação de mão dupla na Barão de 
Teffé, entre o Bosque do Imperador e a R. Nilo Peçanha; e a segunda etapa, reversão do 
sentido de direção do Bosque do Imperador e da Epitácio Pessoa. O Sr. Roberto Fraga 
informou que esta alteração foi sugerida para fornecer aos motoristas mais uma opção de 
acesso aos bairros Est. Saudade, Quissamã e Cascatinha, passando pelo Bosque do 
Imperador e Av. Dom Pedro I. O Representante do Ponto de Táxi nº10, questionou a 
implantação da mão dupla na Barão de Teffé, alegando que o problema no local 
atualmente é a a saída de veículos do Bosque do Imperador, por aquela R.. Ele alega 
que o mais interessante seria a reversão do sentido de direção da R. Nilo Peçanha para 
favorecer o escoamento dos veículos no entorno do Bosque, e que esta solução seria 
mais interessante se fosse executada de uma só vez, e não em duas etapas, implantando 
a reversão do Bosque,  dando como alternativa a  R. Epitácio Pessoa para a saída de 
veículos do local. O Sr. Roberto Fraga, acatou a sugestão, colocando o projeto em 
espera, até que haja a aprovação da instalação de abrigos para passageiros no Bosque, 
a ser dada pelo IPHAN, para possibilitar a implantação das duas etapas ao mesmo 
tempo.   O Sr. Roberto Fraga disse então que está contando com o prestimoso auxílio da 
Guarda Municipal nos pontos críticos da área central, como por exemplo, a Praça 
Marechal Carmona, Barão de Teffé e cruzamento da  R. do Imperador com a General 
Osório.  A seguir passou para o próximo projeto: 3)  R. Washington Luiz - Implantação de 
estacionamento rotativo, de vagas diversas, e de ponto de ônibus da Viação Esperança, 
que hoje é na R. do Imperador, em frente ao Edifício Arabela.  O representante titular da 
UCP, questionou sobre o acesso das lojas de veículos no início da referida R., onde de 
acordo com o projeto, ficará uma área de espera para os coletivos da Viação Esperança. 
O Sr. Roberto Fraga informou que o local não será parada, e sim uma espécie de faixa 
exclusiva para os coletivos, e que os acessos às lojas será preservado.   4) R. Frei Luis, 
R. Frei Rogério – Inversão do sentido de direção e restrição de giro à esquerda na saída 
da Praça Oswaldo Cruz, obrigando os veículos a utilizarem as  R.s Frei Luis e Frei 
Rogério para o retorno. O ponto de  ônibus existente na R. Montecaseros, na saída da 
Frei Rogério, deverá ser transferido para frente da Igreja do Sagrado e toda aquela pista 2
será exclusiva para veículos de grande porte (ônibus e caminhões). O Representante da 
Editora Vozes, empresa sediada na R. Frei Luis, questionou a intervenção, alegando que 
o problema da saída da Praça Oswaldo Cruz será somente transferido para a saída da R.
Frei Rogério.  A Sra. Marcia Kraus explicou que a transferência do cruzamento irá 
diminuir o volume de veículos na  R. Montecaseros, no sentindo Centro, e facilitará a 
saída dos veículos da R. Frei Rogério.  O S. João Felipe Verleun concordou com a Sra. 
Marcia Kraus, reforçando para o representante da Editora Vozes, que ao contrário do que 
ele está imaginando, o  conflito de veículos deverá ser amenizado.  O Sr. Roberto Fraga 
informou ainda que está solicitando ao comando do 32º Batalhão de Infantaria 
Motorizada do Exército, no bairro Vila Militar, a extensão do horário de acesso da Vila 
Militar pelo bairro Valparaíso até às 20h para fornecer mais uma alternativa para os 
veículos que não quiserem passar pela Praça Oswaldo Cruz. Também informou que nos 
próximos dias serão executadas canalizações nos cruzamentos das  R.s Presidente 
Kennedy com a Montecaseros, bem como nas saídas das duas pistas da Avenida Koeler 
para auxiliar a convergência dos fluxos naquelas vias.  O represetante do ponto de táxi 
nº13 elogiou esta proposta e solicitou que também fosse dada uma especial atenção à 
travessia de pedestres existente em frente ao Shopping Dom Pedro. Ele alega que os 
pedestres não respeitam o limite da travessia e que já cansou de presenciar acidentes no 
local. Ele solicita então a relocação do semáforo existente 50m depois (em frente ao Ed. 
Pelegrini) para aquele local. A Sra. Izamari Pacheco respondeu que a relocação de 
semáforos naquele local é complexa, em virtude da existência de duas pistas de tráfego 
interligadas, e que pelo alto volume de pedestres não há como separar os semáforos das 
duas pistas, a exemplo do semáforo existente em frente ao Shopping Quartier.  A Sra. 
Lydia Mayal, representante titular da OAB, solicitou a fiscalização de tráfego para a R.
Frei Rogério, pois como a R. é residencial e o volume de veículos tenderá a aumentar em 
função das alterações.  5)  Trevo de Bonsucesso  – proibição de giro à esquerda e 
relocação do ponto de ônibus no trecho próximo à ponte de Bonsucesso. Esta proposta 
tem como objetivo aliviar a fila formada principalmente em direção ao Trevo de 
Bonsucesso / BR-040, que é hoje uma das maiores reclamações de quem mora ou passa 
pelo local.  6) R. Visconde de Taunay – Castelo São Manoel - Melhorias na pavimentação 
da via para a mesma operar como alternativa de deslocamento para veículos de pequeno 
porte provenientes de Itaipava em direção ao Centro, na área de Corrêas. A Sra. Izamari 
informou que através de micro-simulações, pode-se estimar um ganho de até 01 minuto e 
meio no tempo de viagem no trecho, no caso dos veículos de pequeno porte utilizarem a 
via alternativa. TODOS OS PRESENTES elogiaram as propostas apresentadas e as 
aprovaram sem ressalvas, exceto os representantes do ponto de táxi nº 22, sito à R. Frei 
Luis, que solicitaram a demarcação de uma ou mais vagas para seus táxis na  R.
Montecaseros, no trecho oposto à Igreja do Sagrado, em virtude das alterações 
propostas para aquela via.  O Sr. Roberto Fraga concordou com a instalação de 01 (uma) 
vaga, devendo o Sr. Charles Demarco Louro, vistoriar o local, em conjunto com  os 
representantes para a determinação do melhor local para a vaga. Assim, devido às 
pendências, ficarão programadas para o dia 05/02/12 as alterações na R. Alfredo Pachá 
e R. Padre Siqueira; para o dia 12/02/12 as alterações na R. Washington Luis. Os demais 
projetos apresentados serão implementados oportunamente. Nada mais havendo, 
encerrou-se a presente que segue assinada pela secretária e pelo Presidente e, após a 
leitura e aprovação de seu conteúdo na próxima reunião, será lavrada no livro próprio. 
IZAMARI CRISTINA MACHADO PACHECO - Secretária
ROBERTO FÁBIO PESSOA FRAGA - Presidente do COMUTRAN



 

 

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