Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Utilidade Pública >> Calendário
   
  INAUGURAÇÃO DA RESTAURAÇÃO DA LOCOMOTIVA “A BARONEZA”

Data: 12/03/2015

 

 

De: Comunicação Social FCTP <fctpcomunica@gmail.com>
Data: 12 de março de 2015 13:16
Assunto: LOCOMOTIVA "A BARONEZA"
Para: 


Petrópolis, 12 de março de 2015

 
INAUGURAÇÃO DA RESTAURAÇÃO DA LOCOMOTIVA “A BARONEZA”
 

A “Baroneza”, antiga locomotiva de tração a vapor que operou por muitos anos na Cia. Petropolitana de Tecidos e doada ao município pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, foi restaurada pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e será inaugurada amanhã, às 19h, no Centro Cultural Estação Nogueira.


Adquirida no final do século XIX pelo Barão Matos Vieira, recebeu este nome em homenagem a sua esposa e por sua dedicação à população local. A "Baroneza" transportava os teares e maquinário da fábrica, através da manobra de vagões de carga, no pequeno ramal, próximo à Estação Ferroviária de Cascatinha.


A locomotiva é um dos poucos exemplares ainda preservados no Brasil, relembrando tempos inesquecíveis desta antiga estação de trem na Praça de Nogueira, construída em 1908, onde atualmente funciona o Centro Cultural Estação Nogueira que abriga uma biblioteca, o Museu do Trem, um auditório e espaço para exposições e eventos culturais. É um resgate da memória ferroviária e da história da indústria petropolitana.


Grata


Monica Hingel

Departamento de Comunicação
Fundação de Cultura e Turismo
Prefeitura de Petrópolis
-- 

Antonio Pastori - Ferroviarista & Pesquisador
 
Assine o nosso manifesto pela volta do trem a Petrópolis em:  http://www.manifestolivre.com.br/ml/assinaturas.aspx?manifesto=expresso_imperial 



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS