Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Capacitação
   
  Pró-Deficiente abre vaga para cursos

Data: 14/02/2009

O presidente da Associação Pró-Deficientes, Marcelo Silveira convoca pessoas portadoras de deficiência, entre 15 e 24 anos, para que possam participar do Projeto Jovem Aprendiz, que capacita para o mercado de trabalho. “São 20 vagas para ambos os sexos que estão sendo oferecidas pelo Sindicato de Telecomunicação do Estado do Rio de Janeiro, dentro do projeto de incentivo a empregabilidade do Governo Federal”, explicou Marcelo.

 

Os jovens selecionados irão aprender diferentes atividades, não apenas voltada para o mercado de trabalho como também para o próprio sindicato, que disponibiliza as vagas. “O projeto é muito positivo, já que aumentar o número de pessoas empregadas nessa faixa etária é fundamental, sobretudo, quando se fala em pessoas portadoras de deficiência”, avaliou Marcelo.

 

A parceria firmada entre a Pró-Deficientes e o Sindicato está sendo comemorada por Marcelo Silveira. “O jovem sempre tem dificuldade em conseguir se alocar no mercado de trabalho e quando se fala em pessoas com deficiência o problema se torna mais grave”, explicou.

 

Petrópolis possui cerca de 27 mil portadores de deficiência e boa parte dessas pessoas, foram vítimas de acidentes de trânsito, situação que poderia ter sido evitada. “No ano passado distribuímos cerca de 127 cadeiras de roda, a maioria para jovens, vítimas de acidentes automobilísticos e hoje essas pessoas agora vivem, em grande parte com dificuldade por não poderem sair de casa para trabalhar ou exercer atividades escolares”, detalhou.

 

Através da lei de incentivo a contratação do Jovem Aprendiz, Silveira espera que outras empresas sigam o exemplo do Sindicato e efetuem contratações da mesma forma. “Estamos em um momento onde a sociedade precisa entender, que a pessoa portadora de deficiência, não busca a aposentadoria precoce se sim o direito de inserção no mercado de trabalho”, garantiu.

 

Parceria com o Governo Municipal será fundamental

 

A associação Pró-Deficiente acredita que irá conseguir firmar uma parceria com o Governo Municipal, com a finalidade de capacitar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, como também criar dispositivos que possibilitem a inclusão.

 

“Precisamos oferecer um transporte público adaptado, cursos e claro, criar oportunidades no mercado de trabalho, para isso é fundamental que tenhamos o apoio do Governo Municipal e acredito que iremos ter êxito nessa empreitada”, afirmou Marcelo.

 

Essa parceria é fundamental, inclusive para as campanhas de conscientização, como a que será desenvolvida, antes e durante o Carnaval 2009. “Temos que conscientizar as pessoas sobre a questão da ingestão do álcool e a direção, fato que evitará mortes e que mais pessoas passem a ser portadoras de deficiência. Sei que há muito trabalho pela frente, mas o importante é continuar em frente”, finalizou.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 31 de janeiro de 2009.

Autor: Rubens Silva




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS