Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Capacitação
   
  Sine: uma alternativa para os desempregados

Data: 05/12/2008

Com o desemprego chegando cada vez mais perto dos petropolitanos, uma alternativa para quem pretende conseguir um emprego é o Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em média, por mês são empregadas 70 pessoas em diversos seguimentos da cidade. As maiores oportunidades de trabalho se concentraram na área de vendas varejistas.

 

De acordo com o coordenador do Sine Petrópolis, Antonio Milioni, os serviços mais procurados são para porteiros, ajudante de cozinha e auxiliar de serviços gerais. "Esse último é o que as pessoas vivem procurando aqui. Porque é um trabalho muito vasto, pode ser pra fazer vários tipos de serviços, e não só de limpeza", explicou.

 

Depois que o candidato faz o cadastro, o sistema avalia o perfil das pessoas. "Ele nos dá que empregos se encaixam com o perfil que a empresa esta procurando. Mas não podemos ligar para as pessoas, já que são 33. 476 mil cadastros. Os interessados devem passar aqui para verificar as oportunidades", completou.

 

A capitadora de vagas, Paula Rispoli, informou que as empresas chegam até o Sine através de contatos, feitos pela própria empresa ou pelo Sine. "Esse contato é feito quase que diariamente, todos os dias temos mudanças no quadro de oportunidades. É importante frisar que qualquer pessoa pode vir aqui e se cadastrar, além de ser um serviço gratuito", relatou.

 

Além das oportunidades de emprego o Sine também oferece a expedição de carteiras de trabalho, primeira e segunda vias, basta levar identidade, certidão de nascimento, casamento ou certificado de reservista, uma foto 3X4 recente e ser maior de 14 anos. Além de seguro desemprego, que também é preciso apresentar a carteira de trabalho, cartão ou extrato do PIS, termo de rescisão de contrato de trabalho quitado, comunicação de dispensa, comprovante de saque ou extrato do FGTS e ou três últimos contracheques.

 

O desemprego Rodrigo de Oliveira fez o cadastro pela primeira vez no Sine, e espera conseguir uma vaga de vigia ou porteiro. "Não estou trabalhando no momento e vim ver quais são as oportunidades. Espero que consiga alguma coisa com esse cadastro, mas até agora não vi nenhum serviço que encaixe no meu perfil", frisou.

 

Quem se interessar pode procurar a sede do Sine, que fica na Rua General Osório, número 12. Os cadastros podem ser feitos de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h40, os documentos necessários são: careteira de identidade, de trabalho e CPF. Já as empresas podem entrar em contato através do telefone: 22453314.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 5 de dezembro de 2008.

Autora: Roberta Müller




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS