Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Capacitação
   
  Autoescola pública inicia aulas dia 5

Data: 17/09/2009

Autoescola pública inicia aulas dia 5

 

 

 

            No dia 5 de outubro, começam as aulas na autoescola pública que funcionará no Centro Vocacional Tecnológico de Manguinhos, o CVT Correios. A iniciativa é uma parceria da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Featec), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, com o Detran-RJ e a Fetranspor que vai aproveitar os motoristas capacitados.

            Inicialmente, a unidade vai oferecer cerca de 175 vagas para transporte coletivo e 125 para transporte escolar. De acordo com as resoluções 168 e 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não basta apenas a pessoa ter carteira de habilitação na categoria D para realizar esse tipo de transporte. É necessário que ela faça um curso de especialização, que atualmente só é oferecido no Rio de Janeiro pelo Sest-Senat e por empresas conveniadas ao Detran-RJ. Com a inauguração da autoescola, os motoristas terão a opção de fazer o curso gratuitamente.

            O cronograma de inscrição para os cursos está sendo definido, mas os pré-requisitos para a matrícula já foram estabelecidos: além de portar carteira de habilitação na categoria D, o candidato deve ter 21 anos de idade e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e nem ter mais de uma infração média registrada no último ano. Como o curso é gratuito, as vagas serão destinadas somente a pessoas desempregadas. Serão formadas turmas de até 25 alunos. A autoescola terá um simulador para auxiliar nas aulas práticas de direção.

            No dia 1º, começou a capacitação dos instrutores da autoescola – 148 se candidataram e sete foram selecionados pela Faetec. O processo de formação vai até o dia 17. No momento, os futuros professores estão passando por um treinamento de 120 horas no Detran-RJ, sobre legislação de trânsito, direção defensiva, meio ambiente, ética, primeiros socorros, etc. Depois, eles farão mais de 50 horas no Sest-Senat, oferecidas pela Fetranspor.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 12 de setembro de 2009.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS