Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Tecnologia de Ponta
   
  Serratec é apresentado ao Ministro da Ciência e Tecnologia

Data: 09/02/2020

 

Serratec é apresentado ao Ministro da Ciência e Tecnologia

ROBERTO MARCIO - Redação Tribuna

 

O sucesso da iniciativa Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio, chamou a atenção do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes. Em reunião na quinta-feira em Brasília, o ministro, junto com o Secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, recebeu representantes do Serratec, do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), Firjan e Mercoserra para tratar do projeto que prevê a expansão da indústria de tecnologia na Serra do Rio de Janeiro.

Segundo Marcelo Carius, presidente do Serratec, a visita serviu para apresentar os projetos estruturantes em curso, principalmente, a Residência de Software. “Há um grande déficit de profissionais especializados para o setor de tecnologia, não apenas na nossa Região Serrana, mas em todo o Brasil, impedindo nosso país de avançar neste segmento. O que temos feito em termos de qualificação profissional em TI, aliando educação, empreendedorismo e geração de emprego e renda, utilizando um formato ágil, que atende as demandas de mercado e dá oportunidades principalmente aos jovens, sensibilizou o ministro Marcos Pontes e o secretário Paulo Alvim. A Residência de Software é uma realidade e já começa a mudar a nossa região. Esperamos que este modelo possa inspirar outras iniciativas, contribuindo para o nosso desenvolvimento como país”, afirmou o empresário.

O presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon, ressaltou os avanços feitos e as oportunidades promissoras do setor de tecnologia na Região Serrana. “As parcerias estabelecidas entre as diversas entidades contribuíram para alcançarmos o sucesso no programa de Residência em Software, gerando profissionais qualificados para atender à crescente demanda do setor. A Firjan SENAI é uma grande parceira que contribui enormemente nesta formação qualificada”, garantiu.

Atualmente, o Serratec conta com 170 empresas e cerca de 3 mil funcionários. Em 2019, foram movimentados cerca de R$ 550 milhões no setor, em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. A projeção é que até 2021 o faturamento chegue a R$ 715 milhões e 630 novos desenvolvedores sejam formados na região.

A Residência de Software caminha para sua segunda turma em Petrópolis e início das atividades em Teresópolis e Nova Friburgo. Até o fim do ano deverão ser formados mais 300 profissionais qualificados em desenvolvimento de softwares e web.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS