Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  De Caminho do Caxambu a Roncadeira. Hoje Bela Vista

Data: 23/09/2010

De Caminho do Caxambu a Roncadeira. Hoje Bela Vista

 

 

            Nos anos 1950 apenas uma meia dúzia de casas estava construída no chamado Caminho do Caxambu. A via era tomada por pedregulhos que dificultava até a passagem de cavalos e as pessoas tinham dificuldades de chegar as suas residências. O trem era a atração local ao passar pela Ponte de Ferro, hoje uma passarela de pedestres, tomando o itinerário para Cascatinha, Areal Três Rios e Minas Gerais.

            Com o final da circulação do trem em 1966 e o aumento relativo de construções, a comunidade começou a reivindicar a pavimentação para o acesso do Bela Vista. Na administração do prefeito João Ésio Caldara, entre 1971 e 1973 a antiga linha do trem ganhou o calçamento e o nome de José Thimóteo Caldare.

            Neste mesmo período o Caminho do Caxambu passou a se chamar Roncadeira, inclusive conquistando uma linha de ônibus com este nome e os coletivos era da extinta Viação Petropolitana. A denominação do lugar foi baseada no encontro das águas do rio Itamarati com uma enorme pedra que produzia um ronco com um som muito alto.

            Mas, baseados na pedra Cabeça de Cavalo no alto da comunidade, nos anos 1980 a população, já organizada, conseguiu trocar o nome Roncadeira, que não era nada chamativo, para Bela Vista. E até hoje a comunidade, que conta com mais de três mil moradores é reconhecida oficialmente assim. E batalha por novas conquistas. (Colaborou: Djair Vieira de Souza)

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 19 de Setembro de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS