Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Diálogo com a população >> Mensagens da Comunidade
   
  Açude. De uma barragem surgiu o nome da localidade

Data: 13/12/2011

Localizada a dois quilômetros do Meio da Serra e a sete do Alto da Serra, a Comunidade do Açude é uma das menores da cidade. O nome surgiu de uma barragem construída meses depois da construção da Fábrica de Tecidos Cometa, em 1857, no Meio da Serra, cuja represa servia para gerar energia e abastecer a indústria.

Mas a via foi aberta em 1841 quando o major alemão Julio Frederico Koeler foi encarregado pelo imperador Dom Pedro II de construir um melhor caminho para a passagem de carruagens na ligação Rio de Janeiro a Petrópolis. Surgia então a Estrada Normal da Serra da Estrela, com 16 quilômetros de extensão.

A tranqüilidade reúna na comunidade do Açude. Porém, moradores lamentam que no local onde surgiu o nome, não tem mais condição de banho como tinha antigamente. As águas do rio Inhomirim, cuja nascente é na Lagoinha, no Bairro Morin, ficaram poluídas com a captação irregular de esgoto.

Hoje o lugar conta com dezenas de casas e aproximadamente 800 moradores. Nela todos se conhecem. Apenas pequenos bares compõem o comércio local, porém, a falta de outros estabelecimentos comerciais é suprida pela facilidade de locomoção com o grande número de ônibus que passa pela localidade com destino ao centro da cidade e até a Baixada Fluminense.

Fonte: Diário no Bairros, Diário de Petrópolis, Domingo, 27 de Novembri de 2011.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS